3 Usuário(s) Online

Andy Warhol

 


Lata de Sopa Campbell l
1968
São indicadas várias datas de nascimento. O próprio Warhol afirmava que o registro do nascimento de 9 de junho de 1928 era falso. Livros referem-se a várias datas, mas deve ter sido entre 1928 e 1930. Nasceu em Forest City, Pensilvânia, com o nome de Andrew Warhola, filho de Ondrej Warhola, mineiro e operário de construção civil e de sua esposa, Julia Warhola. O pai tinha emigrado, em 1912, da Tchecoslováquia para os Estados Unidos, para onde se deslocou também sua mãe, nove anos mais tarde.

Iniciou a escolaridade na Elementy School em 1933. Em 1942 morre seu pai depois de 3 anos de doença.

Termina, em 1945, sua vida escolar com um diploma da High School. Estudou no Carnegie Institute of Technology de Pittsburgo, onde conheceu Philip Pearlstin, colega de curso entre 1945 a 1949. Nas férias trabalhou para um grande armazém da época.

Em junho de 1949, terminou o curso com o título de “Bachelor of Fine Arts”. Muda-se para Nova Iorque, onde divide um apartamento com Philip, em St. Mark’s Place, na Lower Eastside. Trabalhou como desenhista publicitário para a Vogue e para a Harper’s Bazaar. Criou os primeiros desenhos para o grande fabricante de sapatos I. Miller, assim como decorações de amostras para o grande armazém Bonwit Teller. Abrevou seu nome para Andy Warhol.

Promoveu sua primeira exposição individual em 1952, Hugo Gallery em Nova Iorque. Entre 1953-55 entrou para um grupo de teatro, no estilo Off-Off-Broadway, para o qual criava cenários. Tingiu seus cabelos com um tom loiro-palha, aderindo uma imagem célebre no mundo inteiro, até a morte. Mudou-se com a mãe e seus vários gatos para uma casa na Lexington Avenue.

 

Nota de Um Dólar com a Efígie de Washington
1962

Promoveu sua primeira exposição coletiva em 1954 na Loft Gallery de Nova Iorque. Expôs individualmente seus desenhos do Boy Book em 1956 na exposição de Golden Shoes realizada na Bodley Gallery na Madson Avenue. Viajou pelo mundo ficando particularmente impressionado com Florença. Participou, com desenhos, na exposição coletiva Recent Drawings USA, no Museum of Modern Art de Nova Iorque. Recebeu uma medalha do Thirty Fifty Annual Art Director' Club Award, pela publicidade aos sapatos para a firma Miller.

Recebeu a Art Director's Club Medal em 1957, esta sendo uma prestigiosa distinção do desenho publicitário. Simultaneamente com Roy Lichtenstein, produziu os primeiro quadros a partir de histórias em quadrinhos, assim como, as suas duas primeiras garrafas de Coca-Cola, em 1960.

 

Conjunto de Caixas de Cartão de Brillo, Del Monte e Heinz
1964

Em 1962 produziu suas primeiras telas no estilo tradicional das latas de sopas Campbell e das notas de dólares. Surgiram as primeiras serigrafias dedicadas às superestrelas americanas. Irving Blum da Ferus Gallery em Los Angeles expos 36 caixas de sopas Campbell e ele próprio comprou todas.

Participou em uma das exposições importante da Pop Art de New Realists na Sidney Janes Gallery de Nova Iorque e expos pela primeira vez, individualmente, seus primeiros quadros na Eleonor Warlds Stable Gallery também de Nova Iorque.

Começou a produzir uma série de quadros sobre catástrofes: Car Crash, Suicide e Eletric Chair. Transformou uma armazém de aluguel em um ponto de encontro e habilitação de um grupo de jovens e ávidos por experiências, que se reune à volta de Warhol e por isso tornou-se célebre como factory.

Toda uma equipe de colaboradores executou, ainda em 1962, a reprodução e muitas vezes, também, a realização visual baseadas nos esboços criados pelo artista. Entre 1962-64 são realizadas foram realizados mais de 2000 trabalhos.

Warhol conheceu o poeta Gerard Malangua em 1963, que passou a ser seu assitente. Iniciou a produção de filmes underground com sleep (de 6 horas) e Empire (de 8 horas). Nos anos seguintes foram produzidos mais de 75 filmes.

Pela primeira vez, expôs na Europa, em 1964, na Sonnabende Gallery, em Paris, na qual foram apresentados os quadros flores. O painel mural Thirteen Most Wanted Men, no New York State Pavillon, para a exposição universal de Nova Iorque, teve que ser repintado por questões políticas. Nesse mesmo ano ocorrem os primeiros atentados contra seus quadros. Uma mulher dispara sobre os quadros de Marylin Monroe. Surgiram as primeiras esculturas revestidas com serigrafias de caixas de cartão de Brillo, Heinz e Delmonte.

Expoem em 1965 no museu do Institute of Comtemporay Art na Filadélfia. Declara oficialmente que decidiu mudar das pinturas para os filmes. Conheceu o grupo de rock Velvet Underground.

Entre 1966-68 produziu mais filmes e colaborou com o grupo de rock. Leo Castelli expôs o Cow Wallpaper e as Silver Pillows. A factory mudou de instalações.

 


129 Mortos (Catástrofe Aérea)
1962
Mao
1972

Em 1968 expôs no museu europeu Moderna Museet de Estocolmo. No dia 3 de junho, Valerie Solanis, único membro do S.C.U.M. (Society for Cutting Up Men), atira em Warhol ferindo-o gravemente.

Publicou a primeira edição da revista Inter/View em 1969, da qual era co-diretor. Warhol fez apenas obras por encomenda, durante 1969-72; Retratos de amigos artistas e de diretores de galerias. Retornou a produção de quadros com a série de retratos de Mao Tsé Tung em 1972. A partir de então, a produção pictoria de Warhol é marcado por inúmeras encomendas de retratos. Durante esse período expôs no Kunstmuseum de Basileia.

Foi publicado em 1975 o livro The Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again). Criou a série Skulls, Martelo e Foice, e dos retratos do chefe índio Russel Means, em 1976. Promove uma grande retrospectiva de seus desenhos, organizados pelo Württembergischer Kunstverein de Estugarda.


Andy Warhol
1958

Expôs a coleção de arte popular no Museum of Modern Art de Nova Iorque. Promove outra grande retrospectiva de todas a sua obra na Kunsthaus, em Zurique durante 1978. Entre 1979-80, fez a exposição dos Portraits of the Seventies, no Witney Museum de Nova Iorque. Criou a série dos Reversals e das Retrospectives, retomando os principais motivos do princípio de suas obras.

Warhol, em 1980, ocupou-se da produção de video-clipes e de uma emissora privada de televisão à cabo "Andy Warhol TV", em que exibiu uma espécie de auto-biografia "POPsim, The Warhol 60s". Os quadros sobre as catástrofes, os entitulados Myth, bem como a série das "Oxidations", foram apresentadas em diversas exposições entre 1982-86. Além disso, criou séries inspiradas em obras famosas: quadros como o retrato de "Goethe", pintado por Johann Heinrich Wilhelm Tischbein, "O Nascimento da Vénus", de Sandro Botticelle, "A Anunciação" e "A Ceia" de Leonardo Da Vinci ou "São Jorge e o Dragão" de Paolo Uccello.

Pintou suas ultimas séries: retratos de Lenine e auto-retratos em 1986. No ano seguinte, Andy Warhol morreu, dia 22 de Fevereiro, em conseqüencia de uma cirurgia.

Informações retiradas do livro: "Warholr" de Klaus Honnef.
(c) 2001 Taschen Gmbh.

WWW.TASCHEN.COM

Versão para impressão Envie esta página!


pintoresfamosos.com.br - Todos os direitos reservados
Brasil - Bariri/SP